Amazon Lightsail // VPS Privada na Amazon de Baixo Custo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Share on whatsapp
WhatsApp

Hospedagem de Sites na AWS

Quando falamos em hospedagem em cloud computing é quase inevitável não falar da Amazon AWS, pois é a melhor e maior empresa que oferta soluções em nuvem.

Muitas empresas não sabem nada de AWS e possuem um medo enorme no que diz respeito a cobranças e até mesmo qual servidor contratar.

Você deve contratar um especialista para implementar a sua infra e migrar a sua aplicação. Caso contrário, ficará sim um pouco perdido e poderá ter cobranças grandes.

Mas fique calmo, existe um serviço da Amazon que é justamente para você que quer ter um controle fixo do que vai gastar e ao mesmo tempo não entende muito de linux, servidores e implementações.

E estamos falando do Amazon Lightsail

O que é Amazon Lightsail ?

O AWS Lightsail é uma plataforma em nuvem indicada para desenvolvedores, agências e profissionais que desejam trabalhar com servidores sem se preocupar tanto com configurações e implementações.

Com o Lightsail você consegue realizar deploy de servidores e aplicativos, Balanceador de Carga, DNS, banco de dados, realizar backups e restore em poucos cliques.

O Lightsail é indicado para mim ?

Se você tem um projeto pequeno/médio porte, ou até mesmo pouco orçamento, o Lightsail é para você!

Você terá um custo bem baixo para implementar os serviços ofertados na plataforma, e é o ideal para agências e/ou desenvolvedores que possuem muitos projetos e quer organizar tudo em pequenos servidores.

Se você possui um ecommerce ou projeto grande, esquece! Os servidores no Lightsail possuem uma performance inferior em relação aos servidores tradicionais EC2. Não queira colocar um projeto sério e grande em um ambiente inadequado para seu porte!

Sempre criamos artigos interessantes para projetos grandes e falamos sobre Alta Disponibilidade, CI CD, e Clusters.

Principais vantagens do Amazon Lightsail

Existe inúmeras vantagens em utilizar o Lightsail, e isso não se resume apenas ao baixo custo e as soluções “avançadas” que você consegue configurar em poucos cliques.

Na minha opinião, uma das grandes vantagens é a facilidade que você vai encontrar para configurar ambientes para hospedar sua aplicação. Isso por si só, já basta!

Mas temos outras vantagens como:

Baixo custo

Balanceamento de Carga

Banco de Dados Dedicado

Backup e Restore fácil

DNS fácil

Firewall intuitivo

Upgrades e Downgrades

“Alex, não entendo nada do que está nessa lista, pode me explicar?” Sim!

Continue lendo….


Como funciona os planos e preços no Amazon Lightsail ?

Você vai assustar quando ver que o menor valor que você pode pagar será de U$ 3,50 mensal. É um valor realmente muito baixo, principalmente quando comparado aos servidores EC2 tradicionais que você encontrar na plataforma da AWS. Se você deseja implementar um servidor Windows é um pouco mais caro, mas ainda assim é um valor irrisório, pois o mínimo que você vai pagar é algo em torno de U$ 8,00 mensais (Incluindo a licença do Windows, então você nem se preocupará com licenciamento).


Tabela de preços Amazon Lightsail Linux

Amazon Lightsail // VPS Privada na Amazon de Baixo Custo 1
Valores novembro 2019


Tabela de preços Amazon Lightsail Windows

Amazon Lightsail // VPS Privada na Amazon de Baixo Custo 2


Servidores VPS Amazon Lightsail

O Lightsail trabalha com máquinas virtuais ( VPS ) , e ai você pode escolher se deseja trabalhar com um servidor pré-configurado com alguma aplicação das que estão disponíveis, ou se preferir, pode implementar um servidor limpo, virgem. Ainda não existe uma gama enorme de sistemas operacionais ou aplicações, espero muito que isso exista no futuro, assim como existe quando implementamos um EC2 tradicional.

Mas para você que ainda ta começando agora, e deseja apenas rodar seu WordPress, Magento ou testar um ambiente, creio que o Lightsail tem o suficiente. Confira a lista de sistemas operacionais e aplicações pré-configuradas:


Amazon Lightsail // VPS Privada na Amazon de Baixo Custo 3


Banco de Dados Gerenciado

Já tive alguns clientes que reclamavam muito na velocidade para executar certas atividades em seus projetos como: criar produtos no ecommerce ou postar algo no wordpress. Boa parte deles consegui resolver apenas migrando o banco de dados do servidor para um banco totalmente dedicado e externo ao servidor.

Um banco de dados MySQL dedicado, e nesse caso gerenciado, é um servidor único e exclusivo para banco de dados. O fato dele ser gerenciado, significa que você não precisa se preocupar com manutenções e ajustes no servidor, verificações de segurança ou backups, a própria equipe de engenheiros da Amazon Lightsail irá cuidar disso.

Com esse serviço sua aplicação terá uma performance e velocidade nas respostas, é um serviço de baixo custo e vale cada centavo, confira os valores:


Amazon Lightsail // VPS Privada na Amazon de Baixo Custo 4
Valores novembro 2019



Balanceamento de Carga

Sabia que você pode ter vários servidores servindo a sua aplicação? Se um servidor ficar OFF seu site/ecommerce não vai cair caso ele tenha um balanceador de carga.

O balanceamento de carga do Lightsail fica mais interessante quando configuramos ele de tal modo que sua aplicação tenha mais acessos, ele distribui a carga em todos os servidores existentes. Em épocas de Black Friday o que é de lojas que dão problema, não aguentam o tráfego, suas dores de cabeça podem começar a desaparecer meu amigo(a).

Como funciona o balanceamento de carga?

O balanceamento de carga ( load balancing ) é um serviço da Amazon que distribui a carga, ou melhor dizendo, distribui o acesso dos seus visitantes em dois ou mais servidores que você tiver. Imagine que você tem mais de 1 servidor, onde cada servidor é a cópia exata um do outro, logo, não importa para qual servidor o balanceador redirecionar seu cliente, ele vai conseguir acessar a sua aplicação.

Isso faz com que a carga nos servidores seja distribuída e cada um deles trabalhem com mais folga. Creio que já experimentou a péssima experiência de um servidor que não aguenta se quer
40 acessos simultâneos.

O preço pelo balanceador de cargas do Lightsail é de U$18,00 mensal (valor novembro 2019). É um dos valores mais baixos que você vai encontrar no mercado! O próprio balanceador de cargas da AWS é muito mais difícil de se configurar do que esse ofertado no Lightsail, a ideia é que qualquer pessoa (não técnica) configure em poucos cliques.


Como Configurar um VPS no Amazon Lightsail ?

Assista a aula onde demonstro na prática como acessar o Amazon Lightsail e trabalhar com os serviços existentes na plataforma.

Conclusão

O Amazon Lightsail vai ser uma mão na roda para você que não tem muita grana para pagar alguém para configurar uma infraestrutura na Amazon para você.

Você vai encontrar muita facilidade, não estou exagerando, tudo foi projetado para ser simples assim como andar de bicicleta rs.

Precisa de uma consultoria personalizada na Amazon ?

Entre em contato comigo agora mesmo.


40% OFF na Cloudways
Curso VPS Vultr Gratuito
Entre em contato conosco

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Mim

Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

Canais de Atendimento

Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

Mail: contato@alexfreelancer.com.br   

WhatsApp: (38)99914-1219