É seguro migrar meus sistemas para a Amazon AWS ?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Share on whatsapp
WhatsApp

É seguro migrar o sistema da minha empresa para a nuvem da Amazon AWS ? 

Sempre que estou em reunião com algum cliente que despertou o interesse em migrar seus sistemas para a nuvem ouço essa pergunta. Existe uma certa insegurança, e entendo perfeitamente. 

E o que tem de comum em cada um deles é o fato de terem sistemas e aplicações seja em desenvolvimento ou produção, em ambiente local, ou seja, em servidores dedicados e físicos.

Claro que algum funcionário muito dedicado vai tentar alguma maneira de criar um Cluster ou algo para melhorar a disponibilidade e resiliência  mesmo localmente. Mas tudo é muito limitado, nem sempre podemos ter equipamentos rápidos e a disposição para isso.

Nesse artigo irei explicar alguns detalhes muito preciosos sobre a nuvem da Amazon AWS, principalmente no que diz respeito a segurança e até mesmo soluções a prova de desastres.

 

Servidor Local vs Servidor na Nuvem

Atualmente já podemos falar com toda convicção que possuir um servidor local já é algo defasado e antigo. Todos nós sabemos como é delicado e problemático trabalhar com servidor local.

Quando se trata da nuvem temos um mar de opções, é onde trabalhamos com paz, pois dependendo do provedor você vai encontrar soluções incríveis. Atualmente as três principais são: Amazon AWS, Google Cloud e Microsoft Azure.

Mas pra esse tópico ficar completo preciso expor alguns vantagens e desvantagens de cada cenário.

 

Servidor Local 

Vantagens   Desvantagens
✅ Controle total dos gastos

✅ Não depende da internet em vários casos

❌ Demora para realizar manutenções

❌ Internet muitas vezes péssima

❌ Sem alta disponibilidade

❌ Sem acesso externo muitas vezes

❌ Hardware e Upgrades caros

     

    Servidor na Nuvem

    Vantagens   Desvantagens

    ✅ Controle total dos gastos na nuvem

    ✅ Manutenções rápidas

    ✅ Ambiente em HA (Alta Disponibilidade )

    ✅ Personalização do Servidor

    ✅ Escalabilidade automática, assim como o Downgrade automático

    ✅ Controle de acesso aos servidores e a rede

    ✅ Acesso remoto em qualquer lugar que você tiver

    ✅ Terminal Server para funcionários 

    ✅ Servidor de Arquivos externo ao servidor principal e até mesmo compartilhado com outros servidores.

    ✅ Rotinas de Backups automática de TODO o servidor, sem indisponibilidade

    ✅ Possibilidade de configurar Cluster e balanceador de carga em poucos minutos.

    ✅ Migração de banco de dados sem indisponibilidade

    ✅ E muito mais.

    ❌ Você precisa ter uma boa conexão de internet

    ❌ Mente aberta.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Como funciona a Alta Disponibilidade na Amazon AWS ?

     

    Trabalhar com projetos em ambientes em Alta Disponibilidade (HA) é muito interessante e sempre é um desafio fascinante. Na Amazon AWS podemos arquitetar e colocar em produção ambientes para aplicações, banco de dados, servidores de arquivos e até terminal servers com alta disponibilidade.

     

    O que é Alta Disponibilidade? ( HA )

    Alta Disponibilidade (HA:High-Availability) , nada mais é do que você ter um servidor ou aplicação em um ambiente resiliente a falhas técnicas. Quando se trata de nuvem, principalmente na AWS, podemos ter um ambiente replicado em diversos data centers.

    Em caso de falhas de disco, memória RAM, processador, o seu projeto não é afetado. Diferente de um servidor local, onde os erros de hardware resultam em indisponibilidade dos sistemas e aplicações. 

    A imagem abaixo mostra perfeitamente o que seria esse cenário, onde temos um ambiente replicado em 03 regiões. Caso ocorra falha técnica em alguma região a aplicação não teria um downtime. Os dados são replicados em todas as regiões em tempo real e se uma falha ocorrer em uma região, você nem irá esquentar a cabeça. 

     

    Migrar uma aplicação ou sua infra pra nuvem é isso! Ter alta disponibilidade e recursos sob demanda. 

     

    Alta Disponibilidade em Servidor – Amazon EC2

    Na nuvem da AWS podemos implementar um ambiente em alta disponibilidade com vários servidores. Mas a melhor alternativa é quando implementamos um ambiente base mas que seja escalável. Ou seja, colocamos em produção um ambiente mínimo que seja operacional, e conforme a demanda por processamento ou recursos aumente, ele escale automaticamente sem que o servidor ou aplicação tenha downtime. 

    Ao meu ver, não tem necessidade de alocarmos recursos além do necessário para ficar em estado ocioso. Gerando custos sem utilização.

    A imagem abaixo representa um ambiente com o Auto Scaling automático. Esse mesmo ambiente é acessado através de um balanceador de carga, na medida que sua aplicação ou sistema tenha mais demanda, novos servidores são criados, e o balanceador de carga encaminha os acessos ao servidor que está mais leve.

    Essa mesma configuração de ambiente Auto Escalável aumenta os servidores na medida que você tem mais demanda, como também diminui os servidores na medida que você tem pouca demanda. Tudo de forma automática!

     

     

    Alta Disponibilidade Banco de Dados – Amazon RDS

    Na Amazon AWS também podemos trabalhar com banco de dados com Alta Disponibilidade. O Amazon RDS é um serviço de banco de dados altamente confiável, estável e escalável. 

    Com o RDS não precisamos instalar e configurar um servidor, pois o serviço é gerenciado pela equipe de Especialistas AWS. Nossa única tarefa é provisionar o serviço e migrar as databases. 

    Você pode trabalhar com um banco de dados no modo “Single” ou seja, um servidor sem alta disponibilidade, como também pode trabalhar com o RDS Multi AZ , ou seja, terá seu servidor replicado em vários Data Centers da Amazon AWS. A imagem abaixo ilustra bem esse caso.

    Para sistemas em produção e principalmente aplicações com alto tráfego e processamento, a resiliência do serviço de banco de dados é crucial. O RDS no modo Multi AZ vem pra facilitar e proporcionar para seu negócio um serviço estável e seguro.

     

    Alta Disponibilidade em Servidor de Arquivos – Amazon EFS

    Toda empresa tem um servidor de arquivos compartilhado na rede interna para backups e acesso dos funcionários. Na nuvem da AWS podemos desfrutar de um ambiente estável e resiliente para servidor de arquivos.

    O Amazon EFS é um sistema de arquivos seguro, elástico e escalável. Muitos de nossos clientes após começarem a utilizar esse serviço adoraram a tecnologia. 

    O Servidor de arquivos EFS é incrível, pois é um serviço descentralizado de servidores para seu funcionamento, diferente do modelo tradicional. Você pode compartilhar o servidor de arquivos em todos os serviços que você tiver na nuvem, como também criar uma ponte do servidor de arquivos EFS da Amazon até a sua rede interna local. 

     

    Controle de Acesso aos serviços da AWS

    Em vários projetos surgem a necessidade de desenhar toda a rede que será provisionada a infraestrutura, uma parte pública, outra parte privada e até mesmo criar regras específicas para acessar serviços de uma determinada rede, seja por IP ou até mesmo via VPN. 

    Na Amazon AWS temos a possibilidade de ajustar e configurar tudo isso de modo profissional, não é a toa que grandes empresas do mercado possuem sua infra na nuvem da AWS como : Submarino, Lojas Americanas e até mesmo a empresa de aviação Gol. 

    “A grosso modo”, a imagem abaixo se refere a um modelo de ambiente onde em uma mesma região existem duas redes para que os serviços sejam organizados.

    Rede Pública: 10.0.0/24  com acesso a internet 

    Rede Privada: 10.0.1.0/24 Sem acesso público, mas permitindo que os servidores e serviços da rede 10.0.0/24 acessem as databases. 

     

     

     

    Amazon Backup – Sua infra segura

    O serviço AWS Backup é uma solução incrível, através dela podemos centralizar e automatizar backups de quase todos os serviços da AWS. O AWS Backup tem suporte aos serviços:

    • Amazon EBS
    • Amazon RDS
    • Amazon DynamoDB
    • Amazon EFS
    • Amazon Storage Gatay
    • Amazon EC2

    A partir do momento que temos backups dos nossos serviços em nuvem, aumenta a confiabilidade e segurança de nossos projetos e aplicações. Se ocorrer algum problema em algum de nossos serviços, o AWS Backup terá cópias armazenadas do serviço em específico, bastando apenas que restauremos o serviço sem menores problemas. 

     

    Conclusão

    Sim é seguro migrar nossas aplicações e sistemas para a nuvem da Amazon AWS. As vantagens em ter um ambiente em nuvem é algo que vai revolucionar sua empresa. A quantidade de vantagens é algo que alegra os olhos de nossos clientes, pois tudo se torna mais fácil e rápido para serem feitos. 

    Ir para nuvem é um processo onde exige que você esteja preparado para mudanças, e deixar para trás as velhas tecnologias e formas de trabalhar. Sempre aconselho meus clientes, não vá pra nuvem se não quer trabalhar corretamente. “Colocar todos os serviços em um único servidor não é nuvem”.  Longe disso!

    No mais, tudo o que envolve resiliência e alta disponibilidade será algo que vai alegrar seus olhos, pois problemas que noutrora eram recorrentes, agora será passado. 

     

    Se você precisa de um Especialista em Amazon AWS , entre em contato comigo para agendarmos uma reunião. 

     

    Alex Junio – Cloud Engineer

    0 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Sobre Mim

    Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

    Canais de Atendimento

    Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

    Mail: contato@alexfreelancer.com.br   

    WhatsApp: (38)99914-1219

    Abrir chat
    Olá, vamos conversar?
    Powered by