É viável hospedar projetos com cPanel WHM na nuvem ?

Hospedagem cPanel na nuvem?

É notável o volume gigantesco de empresas migrando seus serviços para a nuvem como AWS GCP e Azure. Muitas agências digitais possuem uma revenda ou até mesmo servidor próprio e quer migrar pra nuvem, visto que o numero de clientes cresce a cada dia.

Em primeiro momento quando começamos a estudar sobre as principais empresas notamos que boa parte delas oferecem um crédito para você testar.

  • Amazon AWS: 12 meses gratuito com produtos específicos 
  • Google Cloud Platform: $300 dólar 
  • Microsoft Azure: R$900 reais por 30 dias.    

E isso acaba deixando algumas pessoas “confusas”, principalmente por ganhar saldo para testar serviços, e isso é algo que pouquíssimas empresas do mercado fazem.

Mas voltando ao assunto principal deste artigo, é viável hospedar projetos com o painel de hospedagem cPanel WHM na nuvem ?

 

cPanel na nuvem: Novas tecnologias e metodologias de hospedagem de sites.

Tudo o que você sabe sobre hospedagem cPanel em servidores tradicionais em empresas tradicionais, te convido a esquecer. Ou melhor, jogar fora! Pois vai facilitar seu entendimento sobre nuvem.

Você vai encontrar uma série de novidades incríveis, mas desafiadoras! É normal ficar perdido sobre conceitos como: escalamento automático, IP’s, aumento do disco, backups, tráfego. 

E é você quem vai ter que se virar para realizar essas mudanças, ou você pode contratar um profissional ou empresa especializado na nuvem que você está trabalhando. Por exemplo, se sua hospedagem cPanel vai ser migrada para a Amazon AWS, procure um profissional AWS. 

Trabalhar com nuvem é fácil mas é repleta de desafios, e uma configuração ou ajuste errado você verá a conta no final do mês. 

Mas preciso listar aqui algumas facilidades e desafios que terá ao hospedar seus projetos na nuvem.

 

Principais vantagens ao migrar o cPanel para nuvem

Escolha do Servidor

Você poderá escolher o tipo de servidor e seus recursos como: Memória RAM, CPU, Disco, IP’s. Poderá também escolher servidores de baixo custo ou até mesmo servidores focados em alta performance. 

Escalamento do Servidor

Todo e qualquer escalamento de servidor para hospedagem de sites sempre recomendo que seja feito manualmente. Ou seja, você vai monitorar os recursos e caso precise de um servidor mais robusto poderá escalar em poucos cliques. 

E o escalamento automático? Sinceramente não acho viável quando se trata de cPanel ou qualquer outro painel de hospedagem. Caso alguém tenha uma outra ideia estou aberto a aprender.

Alta Disponibilidade do Servidor

A alta disponibilidade do servidor significa que você não terá problemas com “disco queimou, processador deu pau, a net caiu”. Em servidores dedicados e VPS tradicionais sempre temos esses problemas técnicos, mas quando se trata de nuvem não! 

O motivo é simples, uma nuvem a grosso modo é um aglomerado de servidores, centenas, milhares, todos funcionando em conjunto. Então se um cai, não afeta todos. Empresas como a AWS possuem várias regiões de disponibilidade para garantir a segurança e disponibilidade de seus serviços.

Controle dos gastos

Como controlar gastos se na nuvem os gastos não são fixos? rs

Isso é um questionamento clássico! O controle dos gastos está relacionado na gestão da infra de modo que você pague exatamente o que está consumindo e pelo tempo que está consumindo. 

E não estamos falando aqui em redução de custos na nuvem. E sim, controle! É importante que você saiba exatamente o que está consumindo e o motivo do valor que está pagando.

 

Principais desvantagens ao migrar o cPanel para nuvem

Conhecimento técnico sobre servidores

Se você tentar migrar suas hospedagem cPanel para a nuvem sem conhecimento técnico sobre servidores, poderá encontrar muitas dificuldades. Por mais que hoje em dia encontramos muito conteúdo gratuito na internet, ainda assim muitas tarefas básicas se tornam uma dor de cabeça tremenda.

O recomendado é que você contrate um profissional que saiba trabalhar com a nuvem em questão e com cPanel.

Conhecimento técnico sobre nuvem

Novamente caímos no mesmo viés do assunto de cima. Trabalhar com nuvem é uma outra pegada, uma outra metodologia, e sem o conhecimento apropriado você não vai conseguir colocar o bonde pra andar. 

Muitas tarefas básicas que fazemos no cPanel como: adicionar novos IP’s , pode ser bem trabalhoso caso não entenda de nuvem.

Problemas de envio de e-mail

Quase todos os provedores de nuvem fecham as portas de envio de e-mail nos clouds. E quando se trata de um servidor cPanel, precisamos dos envios de e-mail não é mesmo?

Felizmente ou infelizmente para alguns, provedores como GCP e AWS fornecem algumas soluções para resolver isso, estou falando de um SMTP Relay. E com isso configurado os envios poderão ser feitos, mas é um serviço a parte, você paga por ele! 

O que é um SMTP Relay ? Falando de um modo bem rápido e simples, um SMTP é um serviço que vai encaminhar os e-mails do servidor e enviar em seu nome. Desse modo, você não precisa preocupar com reputação dos IP’s em muitos casos. 

Ainda assim é possível solicitar via ticket que abram a porta, que configurem DNS Reverso etc etc. No GCP eles não realizam essas liberações, já na AWS tem até um formulário para que você solicite, mas nunca consegui rs.

Pagar pelo tráfego consumido

Toda e qualquer nuvem vai te cobrar pelo tráfego consumido. Diferente dos data centers tradicionais que muitas vezes não cobram o tráfego, quando se trata de nuvem você irá pagar.

Em alguns casos não irá pagar pelo tráfego de entrada. Ao migrar seu servidor cPanel para a nuvem você pode ter fácil 500 clientes e mais de 1Tb de arquivos, e esse tráfego de entrada pode não ser cobrado. Já o tráfego de saída, que é o que os clientes consomem, fazendo download ou tráfego gerado pelas visitas, esse tráfego é cobrado.

 

Conclusão: Hospedagem cPanel Nuvem

Trabalhar com hospedagem cPanel na nuvem é um outro modelo de negócio, surgem alguns desafios mas também notamos melhorias significativas em nosso hosting. 

Caso esteja trabalhando com projetos que valha a pena o investimento, ou que demandem todas as vantagens que citamos ao longo do artigo, vá em frente!

Se seu objetivo é hospedar clientes de pequeno porte e ganhar um lucro com isso, foque em servidores tradicionais, pois o custo na nuvem não vai valer a pena para você, principalmente se trabalha com valores padrões no mercado. 

 

Alex Junio.

 

 

 

 

 

Mais Artigos

Serviço para Desktop Remoto em Cloud na Amazon AWS

Com todos os problemas envolvendo a pandemia do Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020 surge cada vez mais a necessidade de pensarmos em estratégias e soluções para que os processos e serviços da empresa sejam

2 comentários

Avatar

Marcos Brito · 19 outubro 2020 às 12:54

Tenho uma agência digital e temos atualmente uma revenda, um dos nossos sócios deu a ideia para migrarmos para a Amazon AWS usando servidor cPanel WHM próprio. Esse artigo clareou nossa mente, fico muito grato.

    Alex Junio

    Alex Junio · 19 outubro 2020 às 13:02

    Fala Marcos, fico feliz em ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
Olá, vamos conversar?