06 Motivos para migrar seu CRM / ERP para Nuvem

Facebook
Twitter
Tumblr
WhatsApp

Migrando ERP e CRM para Nuvem

Todos sabem que migrar um Sistema ERP para a nuvem é algo totalmente delicado e que deve ser bem planejado antes de sua execução. Pois os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP)  possuem peculiaridades e requisitos que devem ser satisfeitos para o seu perfeito funcionamento.

 

Em muitos casos o ERP é utilizado por diversos setores da empresa, alguns setores precisam de informações rápidas, certeiras e sem gargalos. Por este motivo, o processo de migração do ERP se torna algo complexo, uma vez que o ERP / CRM tem potencial de impactar profundamente em seu negócio. 

 

Atualmente está acontecendo um fluxo enorme de empresas migrando seus sistemas ERP e CRM para a nuvem. Ter um sistema em nuvem significa mudar de patamar, não só pela estética ou status, mas ter uma evolução enorme nos processos de sua empresa, tornando-os mais rápidos com uma maior performance.

 

Porque migrar meu ERP para Nuvem ?

Ter seu ERP/CRM na nuvem vai te proporcionar muitas vantagens, por exemplo: alta disponibilidade, segurança, acesso a informação de onde você estiver e backups automáticos. Aquela ideia de que você precisa ter um servidor dedicado em sua empresa que vira e meche dá problema e toda a empresa para, já é algo ultrapassado e em muitos casos os problemas técnicos te dão um prejuízo enorme. 

 

Principais vantagens em Migrar o ERP e CRM para Nuvem (Cloud Computing)

Você vai encontrar uma gama de vantagens em migrar seu ERP para a nuvem. No entanto, tudo depende da forma que o ERP foi implementado e desenhado para funcionar em um Cloud de produção.

 

Costumo levantar dois ambientes, um de homologação e um de produção. No ambiente de homologação testamos tudo e o cliente “enxerga” como tudo irá funcionar. Após aprovar 100% o ambiente, tudo é migrado para o de produção.

 

Trabalhar na nuvem não é uma tendência, é algo real, e as empresas estão migrando todas as suas aplicações para a nuvem, pois os ganhos são inúmeros! 

 

Quais as melhores empresas para migrar meu ERP ? 

Atualmente existe centenas de empresas que oferecem serviços em Cloud Computing. Mas nesse artigo irei abordar a Amazon Web Service!

A Amazon é a maior empresa de Cloud Computing que existe no mercado, possui uma gama enorme de serviços e soluções. Nela podemos personalizar tudo em um Cloud, podemos migrar e-mails, sites, criar backups e criar políticas de acesso e segurança.

 

A principal característica de um serviço em Cloud Computing é o fato de você pagar por aquilo que usa. Se você usou (n) serviços por 24h , você vai pagar exatamente o tempo de uso dos serviços.

 

Outra vantagem da Amazon é de você ter a opção de implementar seus serviços no Data Center de SP, melhorando assim a latência e tempo de resposta. Apesar que os backups podem ser enviados para outra localidade facilmente.

Para trabalhar com a Amazon você vai precisar de um especialista para arquitetar e gerenciar sua infraestrutura na nuvem.

 

Mas afinal, quais as principais vantagens em migrar para a nuvem?

1. Produtividade e Velocidade do ERP

Problemas técnicos é algo que toda empresa pode sofrer e sofre rs. O banco de dados dá problema, o webserver para de responder, os acessos aumentam e tudo fica lento. Uma grande chateação, correto? 

 

Na nuvem podemos implementar ambientes pensando em disponibilidade e performance. Vou citar um modelo simples para você entender com mais clareza.

 

Normalmente nas empresas tudo fica em um único servidor (ERP + Banco de dados + Aplicações + Backups, etc). Na nuvem podemos desmembrar tudo isso, implementando cada serviço em uma instância diferente.

 

Todas as instâncias iriam se comunicar, todas teriam mais performance, velocidade e menos gargalos. Logo, seu ERP teria mais poder de processamento e capacidade para aguentar mais funcionários trabalhando e desempenhando bem sua função.

2. Escalabilidade do ERP na nuvem

Em um determinado momento o servidor dedicado na sua empresa começa ficar lento e sua equipe de t.i sabe que precisa comprar novos equipamentos para ter mais performance. Todo o processo é demorado, pois nem sempre você pode ter um novo equipamento em questão de minutos. 

 

Quando se trata de Cloud Computing sim! Se seu ERP estiver crescendo rapidamente com uma demanda de processamento e recursos maior, na nuvem isso pode ser resolvido em questão de minutos! Dependendo do serviço como a Azure ou a Amazon Web Services, upgrades podem ser feitos rapidamente preservando todos os dados e aplicações.

 

Na Amazon ou Azure pode ser configurado o auto scaling , que é um Escalamento Automático. Uma determinada métrica é configurada, assim que ela for atingida, automaticamente sua nuvem é redimensionada para algo maior, assim seu ERP estará sempre em alta performance e qualidade.

3. Segurança na Nuvem

Seu Sistema ERP poderá ser implementado em um ambiente totalmente seguro e controlado. Serviços como a Amazon e Azure, possuem um sistema de segurança totalmente seguro! Através de politicas de segurança e acesso, podemos controlar quem pode acessar ou não o seu ERP na nuvem!

Bacana não é mesmo? E caso você tenha uma equipe que gerencia seu serviços na nuvem, poderá solicitar que libere seu acesso quando estiver em viagens ou em algum outro lugar. 

4. Backup do ERP

Os backups podem ser feitos todos os dias, todas as horas ou em determinados horários. Em caso de panes, ou problemas técnicos, você tem uma retenção de backups disponíveis que podem ser restaurados em poucos minutos.

Diferentemente do servidor dedicado, que pode demorar horas ou até dias.  Vale ressaltar que os backups não são locais, são externos! A Amazon e a Azure possuem soluções de Storage e armazenamento que podemos configurar isso perfeitamente. 

5. Diminuição e controle de custos

Ao migrar o ERP para a nuvem, você vai abrir mão de servidores dedicados, gastos desnecessários e uma série de problemas técnicos que localmente costuma acontecer bastante. Na nuvem você vai pagar exclusivamente o que está usando em (hardware) e consumo em tráfego. Caso contrate um especialista em nuvem para realizar o gerenciamento e monitoramento do ambiente, um valor mensal acordado.

 

O profissional que irá realizar a gestão do ambiente, irá tomar conta de todos os aspectos técnicos, logo, você não vai precisar de uma equipe grande de t.i para gerir o ambiente. Vale ressaltar que o especialista em Cloud Computing é capaz de suprir todas as suas necessidades no que diz respeito a tecnologias na nuvem, (migração, monitoramento, upgrades, problemas técnicos, etc).

 

Agora imagine o cenário, a velocidade e desempenho do ERP está perfeita mas precisa aumentar o tamanho do disco. No servidor dedicado em sua empresa provavelmente iria abrir todo um processo para comprar um novo disco, custaria tempo e dinheiro. No Cloud rapidamente poderia ser redimensionado ou adicionado um novo disco no Cloud. Da mesma forma que também poderia ser removido sem grandes problemas.

6. Acesso Remoto do Sistema ERP

Quando implementamos um ERP na nuvem ele pode ficar disponível para todos os funcionários que utilizam o ERP, seja na empresa, seja em um escritório em outra cidade, ou até mesmo em viagens. Você pode ter essa facilidade em poder acessar seu ERP em qualquer hora lugar que estiver.

 

Por motivos de segurança, o acesso a nuvem de meus clientes é totalmente controlado e criamos políticas de acesso ao ERP. Alguns departamentos tem acesso somente no horário comercial, alguns funcionários tem acesso livre quando estão em reuniões ou viagens.

 

Mantemos uma comunicação constante na gestão da nuvem com o cliente para que a segurança e qualidade do ERP seja sempre constante e íntegra. 

Conclusão

Migrar seu ERP para a nuvem vai te colocar em um novo nível em termos de qualidade, performance e segurança. O valor investido será realmente compensado na qualidade da nova forma de trabalhar. Não só você, mas toda sua equipe irá desfrutar disso, e claro, produzir mais!

 

Deseja migrar seu ERP para a nuvem? Sou especialista em Cloud Computing nas maiores empresas de soluções em nuvem do mercado como: Amazon AWS, Google Cloud e Microsoft Azure.

Juntos podemos realizar a implementação e gestão do seu ambiente. Entre em contato para marcarmos uma reunião.

 

Curso Gratuito: Servidor VPS Vultr
Curso Gratuito: Servidor EasyEngine V4
Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Mim

Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

Canais de Atendimento

Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

Mail: contato@alexfreelancer.com.br   

WhatsApp: (38)99914-1219