Magento muito lento, como melhorar a velocidade e performance ?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on tumblr
Tumblr
Share on whatsapp
WhatsApp

Lentidão e Problemas de performance em Lojas Magento

O Magento é uma das plataformas de e-commerce mais robustas e utilizadas do mundo. Muitas empresas gigantes aqui no Brasil utilizam essa plataforma como: Riachuelo, Evoke, Saraiva, Melissa, Samsung, Nike e outros grandes players do mercado.

Por se tratar de uma plataforma e-commerce muito poderosa, o Magento precisa de uma hospedagem magento otimizada e que esteja hospedada em um ambiente adequado para seu perfeito funcionamento.

Muitos problemas clássicos em Lojas Magento como: Lentidão, problema de carregamento, demora no cadastro de produtos, loja caindo, problema no banco e outros. São causados pela má qualidade da hospedagem de sites e também pela falta de otimização seja em código seja no ambiente de hospedagem.

Existe inúmeras formas de otimizar e hospedar Lojas Magento, seja para o pequeno empresário até para lojas grandes com alto tráfego.

Nesse artigo irei falar das principais tarefas em otimização que você deve realizar em sua loja Magento e alguns comentários pessoais a respeito de otimizações e melhorias específicas.

Otimização Loja Magento

Esse checklist tem que estar mentalizado na cabeça do desenvolvedor ou do responsável pela loja Magento. Alguns ajustes é necessário ter acesso a plataforma ou servidor de hospedagem magento para que possam ser realizadas.

Alguns ajustes também só terão efeito em performance, se sua hospedagem magento for minimamente adequada para sua loja, caso contrário, você não verá tantas mudanças.

Otimizando o PHP do servidor

Algumas hospedagens de sites principalmente as que possuem painéis como cPanel, ISPConfig, VestaCP ou até mesmo as semi-gerenciadas como Cloudways, vem com configurações de PHP padronizadas.

Boa parte dessas configurações você pode sim realizar alguma alteração em termos de otimização no PHP.

Mas para Otimizar o PHP você deve conhecer as principais diretivas do PHP, conhecer um pouco sobre os limites e recursos da sua Hospedagem Magento e conhecer os requisitos mínimos do Magento para que você ajuste tudo isso de modo que não quebre seu ambiente.

 

Requisitos Magento 2.x

 

Web ServerBanco de DadosPHPMemória RAM
Apache / NginxMySQL => 5.67.0.13 – 7.2.02 GB
LiteSpeedMaria DB 10.0 – 10.27.3 Apenas Magento 2.3

 

Mais informações em: https://devdocs.magento.com/guides/v2.2/install-gde/system-requirements-tech.html

 

Otimização do PHP | Supondo que você tenha 2GB de RAM disponível

 

memory_limit2G
max_execution_time18000
max_input_var5000
max_input_time300
post_max_size200
upload_max_filesize200
max_file_uploads100

Mas lembre-se, sua hospedagem tem que ser minimamente boa para que isso traga alguma melhora na velocidade do Magento.

 

Otimizando as Imagens do Magento

A otimização de imagens é um fator muito importante na otimização de lojas magento ou qualquer plataforma que seja.

Você tem que ter em mente a seguinte ideia, quanto mais leve for a imagem, mais rápida ela pode ser carregada ao abrir uma página da loja. Imagine abrir uma página cuja imagem de um produto pesa 5mb ? Agora pense isso em uma escala maior, irá pesar muito!

Existe algumas formas para poder realizar a otimização de imagens.

 

A primeira é a otimização manual. Você mesmo quem vai realizar as otimizações das imagens da sua loja Magento antes de enviar para sua loja. Existe alguns sites gratuitos, conheça alguns deles:

https://ezgif.com

https://tinypng.com/

https://compresspng.com/

 

A segunda é via módulo, ou seja, você vai ter que comprar um módulo para que ele cuide disso automáticamente para você. Um dos módulos que acho mais interessantes são:

https://www.mageplaza.com/magento-2-image-optimizer/

 

CDN para entrega de conteúdo

CDN nada mais é do que uma rede de servidores espalhados em uma ou mais regiões. A função de um CDN é armazenar réplicas do conteúdo do seu site para poder entregar aos seus visitantes.

A grosso modo, o CDN armazenará partes da sua página, imagens e conteúdos estáticos. Quando um visitante acessar a sua página, o CDN irá entregar alguns conteúdos, sem que o seu servidor ou a sua hospedagem Magento gaste processamento. Vai diminuir a carga do seu servidor consideravelmente.

 

Existe algumas empresas bem legais para trabalhar, como a Amazon CloudFront, CloudFlare e GoCache.

Não cabe aqui afirmar qual é a melhor para você trabalhar, pois tudo vai depender do porte do seu projeto.

Cada uma dessas empresas tem valores distintos, vantagens e formas de configurar.

 

Habilite o Cache do Magento

Nativamente o Magento também possui em sua estrutura uma opção para cachear páginas. Não digo que isso vá resolver seus problemas de velocidade no Magento, mas sempre mantenha ativado.

Para ativar o cache Magento realize os passos abaixo:

Vídeo em breve….

 

Otimização HTML, JavaScript, CSS do Magento

Realizar essas otimizações no magento a nível de código é um tanto quanto delicado, e não é qualquer um que pode realizar, nem todo programador irá saber, apenas especialistas em magento.

Para nossa felicidade existe alguns módulos que irá fazer isso por nós. O custo é um pouquinho elevado mas ao menos irá nos ajudar bastante no que diz respeito a otimizações no código de nossa loja Magento.

Na minha opinião o melhor módulo para otimização de lojas Magento é o … , e de fato vai dar um novo upgrade na otimização da sua loja, você terá bons resultados no PageSpeed, e se for combinado a uma boa hospedagem magento você ter todos os motivos do mundo para sorrir rs.

https://amasty.com/google-page-speed-optimizer-for-magento-2.html

 

Otimização do Servidor Magento (VPS ou Dedicado)

Essa opção é para você que possui um servidor próprio, seja ele VPS ou Dedicado. Possivelmente você contratou alguém para implementar o ambiente para a hospedagem da sua loja.

A otimização de serviços como o PHP , Apache ou Nginx, e o próprio MySQL fará com que o seu Magento ganhe uma performance muito grande, principalmente se houver recursos no servidor.

Mas isso não é algo que posso simplesmente passar para vocês, é necessário conhecimentos em administração de servidores linux e entender bem o funcionamento de tudo o que engloba o servidor. Se o serviço for feito por alguém com pouca experiência você não vai ter nenhum retorno e ainda poderá correr o risco do servidor ser danificado!

Recomendo que contrate um especialista em servidores para otimizar o seu ambiente corretamente.

 

Fiz tudo isso e não adiantou, preciso mudar de hospedagem?

Migrar o Magento para outra hospedagem, não é algo que se faz sem planejamento e um estudo aprofundado daquilo que você precisa, e aquilo que a futura empresa pode te oferecer.

É importante entender que toda loja magento possui um porte, possui seu próprio nível em termos técnicos, e consequentemente, possui demandas específicas que a hospedagem terá que te proporcionar.

 

Existe centenas de alternativas para hospedagem magento, seja aqui no Brasil ou até mesmo fora. E existe uma gama enorme de maneiras diferentes de hospedar e implementar um servidor ou infraestrutura para uma loja magento.

A melhor hospedagem é aquela que vai te atender, seja ela qual for. Mas conforme o porte da sua loja aumente, é normal você precisar migrar sua loja magento para um ambiente mais robusto.

 

É importante você ter um conhecimento a respeito da sua própria loja, entender o seu tipo de tráfego, se é baixo, se é pequeno, se existe uma demanda e acesso maior em determinados horários. Tudo isso facilita na escolha da melhor opção para hospedagem do magento.

Não é querendo fazer propaganda, mas para você que já possui uma loja em produção, o ideal é contratar um especialista em hospedagem magento, seja eu rs, ou outro profissional que você contratar. E juntos, decidir a melhor opção para você.

 

Quando temos algum tempo de experiência acabamos pegando um padrão de clientes e soluções que deram certo, então fica mais fácil decidir algo que irá resolver de fato seu problema.

 

Mas afinal, quando mudar de hospedagem?

 

Existe dois momentos que irá te forçar a mudar de hospedagem!

O primeiro é quando a hospedagem atual não está aguentando mais a sua loja, você e seus clientes sentem a lentidão extrema! Seu bolso também sente a falta da $velocidade.

O segundo é quando sua loja tá crescendo e você sente que precisa escalar, e principalmente nota que não pode mais ter problemas “amadores” , indisponibilidade, velocidade ruim etc.

 

Se você deseja aprender um pouco mais sobre Hospedagem Magento, sugiro ler o artigo abaixo.

https://alexfreelancer.com.br/magento/qual-e-a-melhor-hospedagem-magento/

 

Precisa de uma consultoria ? Entre em contato comigo.

 

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Mim

Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

Canais de Atendimento

Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

Mail: contato@alexfreelancer.com.br   

WhatsApp: (38)99914-1219

Abrir chat
Olá, vamos conversar?