LOADING

Vantagens e Desvantagens Hospedagem Cloud WordPress

Vantagens e Desvantagens Hospedagem Cloud WordPress

by Alex Junio novembro 16, 2018

ENTENDENDO

Esse artigo irá abordar as vantagens e desvantagens em utilizar uma Hospedagem Cloud para sites e projetos em WordPress. Não se trata de um (tutorial) e sim, um artigo onde irei buscar esclarecer diversas dúvidas e cuidados que devem ser considerados no momento de contratação de um serviço em Cloud.


O QUE É CLOUD ?

Resumidamente, computação em nuvem (Cloud Computing) são centenas de servidores que compartilham entre si todos os seus recursos. Ex: memória RAM, processador, disco. Dessa forma, quando ocorre uma falha no hardware de um servidor, seu site simplesmente não sai do ar! Pois existe centenas de servidores que juntos formam a estrutura.

Antes de começarmos a falar sobre vantagens ou desvantagens de Hospedagem Cloud, temos que explicar um pouco sobre a hospedagem tradicional (compartilhada). Todos vocês tem que entender o conceito e o funcionamento básico da hospedagem tradicional.


HOSPEDAGEM TRADICIONAL

A hospedagem tradicional se baseia em ter diversos sites e clientes em um único servidor. Todos os recursos que aquele servidor possui como: memória RAM, processador, disco ; será limitado para cada cliente. Porém, todos compartilham o mesmo hardware! Se algo falhar no servidor, todos saem prejudicados. Em ambientes que não tem controle de limites e recursos, muitas vezes um cliente pode executar algum malware e isso comprometer todo o ambiente de hospedagem.

Claro que hoje existem diversas soluções para inibir isso. Mas nem toda empresa de hospedagem investe de fato em segurança implementando boas soluções para os clientes. Mas o que eu quero que vocês tenham em mente aqui, é que em hospedagem tradicional seu projeto estará em um ambiente compartilhado com centenas de outros clientes.

Agora que você sabe basicamente como funciona a hospedagem tradicional, vamos começar a falar pra quem é indicado a Hospedagem Cloud.


HOSPEDAGEM CLOUD ; PRA QUEM?

Se você é uma pessoa que possui um e-commerce, um site de alto tráfego, uma agência ou qualquer empresa SÉRIA e que tem muito a perder em R$ se seu site não estiver em um ambiente que possibilite velocidade e capacidade de receber muitas visitas em seu site, então a Hospedagem em Cloud é para você meu amigo!


PRECISO MIGRAR NESTE MOMENTO PARA O CLOUD ?

Depende! Sim, depende!

Para migrar para a Hospedagem Cloud você deve analisar alguns fatores em primeira instância. Existem projetos que não tem nenhuma necessidade de ir para um ambiente em Cloud. Antes de realizar migração do seu site , questione:

  • Seu site está muito lento?
  • Mesmo otimizando as imagens não resolve o problema de lentidão?
  • Está tendo um alto volume de tráfego?
  • Vai realizar campanha no Adwords e espera muito tráfego?

Se a maioria das suas respostas forem (SIM) , meu amigo, você terá que realizar essa migração! Se você é um desenvolvedor e possui diversos sites institucionais, com pouco acesso, recomendo contratar uma revenda.

Caso queira entender todo o processo de migração, tenho um artigo abordando todo esse processo, e dicas sobre o que considerar ao contratar uma empresa.

Dica: Migrando WordPress para Cloud

Bom, agora vamos entrar no foco deste artigo. Vamos discutir as vantagens e desvantagens de uma Hospedagem em Cloud.


VANTAGENS CLOUD

Vou começar pela melhor parte, as vantagens! 

Atualmente as pessoas preferem ter um ambiente isolado, com mais recursos, mais velocidade e claro, algo mais privado! Logo, as principais vantagens em migrar para a Hospedagem Cloud são:

PODER

Caso você esteja em uma hospedagem tradicional, após migrar para o Cloud, a principal diferença que você vai notar nitidamente é o desempenho, a velocidade e melhora de performance que seu site passará a ter. Em Hospedagem Cloud, aplicações como: WordPress, Magento, OpenCart e outros, trabalham maravilhosamente bem. 

PRIVACIDADE

Ao contrario da hospedagem tradicional, seus projetos irá estar em um ambiente todo e completamente seu! Sem limites de compartilhamento de recursos, sem se preocupar com clientes irresponsáveis. 

ESCALAVEL 

Se seu site começar a ter muitos acessos, e de fato você notar a necessidade de realizar um upgrade, tudo isso nas principais empresas você fará com um único clique! Em outros casos, também é possível o downgrade

UPTIME

Não digo 100% , mas muitos serviços te dão a garantia de Uptime de pelo menos 98% do tempo! Sabemos que diversos fatores podem fazer seu site ficar OFF, como: muitos acessos, configuração errada no arquivo que conecta ao banco, etc. 


DESVANTAGENS CLOUD

Não tenho muito o que falar sobre desvantagens. Mas recomendo vocês sempre pesquisarem bem sobre a empresa que irá contratar, se o serviço é gerenciado por eles, se possui um suporte rápido e também valores$.

Não caia na lábia de serviços exorbitantes por preços baixos, muito menos preços altos com poucos recursos, por isso recomendo pesquisar bem, assim você pega um padrão do valor do mercado para determinados serviços. 


FIM

Bom, caso ainda tenham alguma dúvida a respeito, basta comentar aqui em baixo que eu irei ajudar vocês! 

Se precisarem de um serviço para efetuar a migração do seu projeto, entre em contato comigo através do meu e-mail: [email protected]m.br

Trabalho realizando migrações e gerenciando diversos servidores de vários clientes no Brasil.

Migração de Sites para Amazon (aws) EC2

Social Shares

Entre na minha lista de contatos

Receba em primeira mão todas as novidades e promoções que eu lanço.

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *