Vantagens e Desvantagens Hospedagem Cloud WordPress

Facebook
Twitter
Tumblr
WhatsApp

Cloud WordPress

Nesse artigo iremos comentar as principais vantagens e desvantagens em utilizar Hospedagem Cloud WordPress. Não tem finalidade de ser um tutorial técnico, e sim, um artigo onde vou te instruir e buscar desmistificar diversas dúvidas e te proporcionar alguns conselhos sobre Hospedagem WordPress.


Mas afinal, o que é Cloud?

Computação em nuvem ( Cloud Computing ), basicamente é a união de centenas ou até milhares de servidores que juntos compartilham entre si suas capacidades de computação, armazenamento, memória e processamento.

Um servidor dedicado quando tem uma falha técnica no hardware, imediatamente os serviços que estão em produção irão parar. Vamos ter cuidado, muitas empresas vendem Hospedagem WordPress e dizem estarem Cloud.

Uma Hospedagem WordPress em Cloud, possui uma alta disponibilidade muito maior. Quando o WordPress está em um Cloud, e esse Cloud por sua vez é um Cloud real, mesmo que um servidor queime e o HD suma, seu site continua em perfeito estado. Pois a informação em um Cloud não fica restrita em um único servidor, ela é compartilhada e trafega em todos os nós do Data Center.

Antes de falarmos sobre vantagens e desvantagens em Hospedagem Cloud WordPress, temos que explicar um pouquinho sobre hospedagem tradicional (compartilhada). Para que assim, entendam com propriedade a real diferença entre Hospedagem Cloud e Hospedagem Compartilhada.


Hospedagem de Sites Tradicional (cPanel)

A hospedagem tradicional de sites é caracterizada pelo seguinte cenário: Painel cPanel, um único Servidor Dedicado e centenas de clientes dentro dele. Ou seja, todos os clientes compartilham entre si um mesmo servidor e seus recursos.

Em algumas empresas é utilizado o CloudLinux, isso dá uma camada a mais de segurança pois isola cada cliente em uma espécie de VM dentro do servidor, aquelas empresas que não utilizam, a segurança se torna algo muito crítico e instável.

Nesse cenário, se houver uma falha técnica na Memória RAM, ou se o processador queimar, todos os sites irão cair, ficando indisponíveis. O tempo para a troca do equipamento varia de empresa para empresa, mas algumas empresas demoram mais de 24h para resolver. Esse é o modelo da hospedagem de sites tradicional!

Nota: É possível ter o cPanel em um Cloud ou VPS, eliminando a chance de problemas de hardware. No entanto, trabalhar com dedicado para hospedar centenas de clientes é mais barato e fácil do que em Cloud.

Nem todo Data Center dispõe opções para você integrar 10TB de armazenamento dentro de um Cloud, já em um dedicado sim! Basta inserir os discos..

O que quero esclarecer aqui é como funciona uma hospedagem de sites tradicional.


Hospedagem WordPress Cloud

Se você possui um e-commerce, um portal de notícias com muitos acessos, é uma agência ou deseja oferecer serviços para WordPress, então terá muito a perder se seu site ou loja não estiver em um ambiente que te proporcione velocidade, performance, estabilidade e capacidade de receber bastante acessos simultâneos.

Entenda, você deve migrar sua loja ou site WordPress para uma Hospedagem Cloud!


Afinal, quando migrar meu site para um Cloud ?

Depende! Sim, depende!

Antes de migrar seu WordPress para uma Hospedagem Cloud devemos analisar alguns fatores em primeiro momento. Alguns projetos (institucionais, landing pages) que não tem necessidade de ter um ambiente Cloud só pra ele.

Antes de migrar, analise:

  • O site tá muito lento?
  • Se otimizar as imagens a lentidão continua?
  • Tem muitas visitas por dia?
  • Tem muitos acessos simultâneos?
  • Vai realizar campanhas e espera muito tráfego?

Se a maioria das suas respostas forem (SIM) , meu amigo, você terá que realizar essa migração! Se você é um desenvolvedor e possui diversos sites institucionais, com pouco acesso, recomendo contratar uma Revenda cPanel.

Caso queira entender todo o processo de migração de um site WordPress para o Cloud, tenho um artigo abordando todo esse processo, e dicas sobre o que considerar ao contratar o serviço em uma empresa.

Dica de Leitura:

✅ Dicas: Migrando WordPress para Hospedagem Cloud


Principais Vantagens na Hospedagem Cloud

Ultimamente todo cliente que possui um site em WordPress tem me procurado e perguntado sobre migrar o WordPress para um Cloud. Mas querem resultados e mudanças reais uma vez que não estão satisfeitos com a hospedagem de sites atual.

Sempre cito as principais vantagens em migrar para o Cloud, que na minha opinião são:

1. PODER

Quando você está trabalhando com Hospedagem Tradicional e migra seu site para um Cloud, a principal mudança que você vai notar nitidamente é o desempenho. O site passa a ter uma velocidade e fluidez muito maior, a sensação é que o site fica leve, voando.

Em Hospedagem Cloud, aplicações como: WordPress, Magento, OpenCart e outros, trabalham maravilhosamente bem na maior parte das vezes.

2. ESCALABILIDADE

Hospedagem WordPress em Cloud é outro nível, você mesmo pode realizar upgrades para que seu ambiente tenha mais espaço e até mais recursos. Isso é muito utilizado em momentos de muitos acessos e você quer que seu site continue fluindo bem. Downgrades também podem ser realizados com poucos cliques.

Na Amazon, podemos configurar para que o Cloud escale automaticamente assim que determinados recursos estiverem acabando, tudo de forma automática. Essa funcionalidade ( Auto Scaling ) varia de empresa para empresa.

3. SEGURANÇA

Quando você possui um Cloud só seu, somente você tem acesso a ele! Se for um Cloud gerenciado, então a empresa pode ter acesso para realizar manutenções, mas em Clouds privados, somente você e um especialista técnico de confiança. Não compartilha recursos com absolutamente ninguém! 100% dos recursos é de sua propriedade.

4. UPTIME

Não digo 100% , mas muitos serviços te dão a garantia de Uptime de pelo menos 98% do tempo! Sabemos que diversos fatores podem fazer seu site ficar OFF, como: muitos acessos, erro na aplicação, invasão etc.

Mas em Cloud, seu site ficará muito mais tempo online! Só ficará OFF se todos os recursos do Cloud forem esgotados.

5. CONTROLE DE CUSTOS

Como mencionado, você pode realizar upgrades e downgrades quando precisar. Isso te dá um controle maior nos custos, pois você não precisa assinar outros planos e ficar preso a eles, com poucos cliques você faz um upgrade e com poucos cliques faz o downgrade. Claro que irá pagar proporcionalmente por aquilo que usou, mas não existe nenhuma fidelidade e obrigatoriedade em usar o serviço durante o mês inteiro.


Desvantagens em migrar para Cloud

Não tenho muito o que falar sobre desvantagens. Mas recomendo vocês sempre pesquisarem bem sobre a empresa que irá contratar, se o serviço é gerenciado por eles, se possui um suporte rápido e também valores$.

Não caia na lábia de serviços exorbitantes por preços baixos, muito menos preços altos com poucos recursos, por isso recomendo pesquisar bem, assim você pega um padrão do valor do mercado para determinados serviços. 


Conclusão: Cloud WordPress

Podemos discutir boas e grandes vantagens ao migrar seu projeto para o Cloud WordPress. Antes de migrar, analise sua real necessidade e após isso, desfrute de todas as vantagens.

Caso necessite de um Especialista em Cloud, para migrar o seu projeto para a nuvem, entre em contato comigo para um orçamento personalizado.

Curso Gratuito: Servidor VPS Vultr
Curso Gratuito: Servidor EasyEngine V4
Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Mim

Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

Canais de Atendimento

Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

Mail: contato@alexfreelancer.com.br   

WhatsApp: (38)99914-1219