Implementação de Servidor cPanel Para Alto Tráfego WordPress

Hospedagem cPanel Alto Tráfego

Existe uma procura muito grande para hospedagem cPanel de alto trafego. Mas nem todo provedor oferece de fato o cPanel para sites de alto tráfego e assim que você atinge um certo limite de consumo você tem o serviço interrompido.

Na verdade assim que seu site atinge um certo limite de recursos máximos sua conta é suspensa, geralmente o provedor oferece upgrade ou um servidor dedicado, caso contrario eles mantem a suspensão.

Se você possui uma Agência ou empresa que tem vários projetos ou clientes, considere colocar no seu orçamento um servidor dedicado para hospedagem de sites, caso queira trabalhar com alto tráfego. Só assim você terá a chance de ter algo de qualidade, onde você é o dono do seu servidor.

Esse artigo vai te dar uma visão geral de como seria um servidor de alto tráfego para WordPress com o cPanel.

 

Servidor Dedicado Alto Tráfego

Não existe uma formula ou receita que vai te dar um passo a passo e como mágica você ter um ambiente de alto tráfego. Mas tudo o que eu falar aqui pode ser usado como parâmetro para que você estipule aquilo que seria melhor para você.

Para implementar o cPanel para alto trafego, a primeira coisa que devemos considerar é o servidor, e claro, sendo um servidor Dedicado.

Existe muitas empresas no mercado que fornecem servidores dedicados, algumas com custo benefício, outras um pouco mais caras, mas que tem muita qualidade. Veja algumas:

Baixo custoCusto BenefícioAlta Performance
ContaboOVHHivelocity
HetznerHostgatorQuadranet
NocixColoCrossingLiquid Web
DacentecSo You StartIBM
KimsufiAmazon AWS
One ProviderGoogle Cloud
Microsoft Azure
Choopa
Reliablesite

 

Existem inúmeras outras empresas e Datacenters no mercado, mas essas são as principais que conheço e que pelo menos uma vez tive a chance de trabalhar.

Recomendo muito fazer orçamento, verificar o custo de cada uma e ter um planejamento sobre qual servidor contratar.

Se você de fato quer um servidor para alto tráfego, considere escolher um servidor na guia Alta Performance, pois são empresas que podem oferecer toda uma infra realmente estável e com muita qualidade.

Não dá pra estabelecer parâmetros com tipo de CPU , Disco e RAM para seu projeto. Pois cada caso é um caso, mas se eu fosse montar um servidor cPanel de alta performance começaria com pelo menos essa configuração:

 

RAM: 64GB

CPU: 4 CPU, Xeon 3.5 GHZ

Disco: 1 Tb SSD ou NVMe

Link:  1Gb

 

E que tenha uma latência muito baixa para nós que somos do Brasil.

 

Principais soluções para aumentar a performance do cpanel

Quando se trata de projetos de alto tráfego, ou seja, sites que recebem milhares de centenas de acessos todos os dias, temos que preparar realmente um ambiente robusto. Mas precisamos organizar as coisas, existe inúmeras formas de hospedar e configurar aplicações web.

Então se o seu objetivo for sites WordPress, teremos que implementar e montar um servidor cPanel otimizado para WordPress. Se fosse para lojas Magento, teriamos que implementar e configurar de tal modo que o servidor seja otimizado para lojas Magento.

Quando falamos de alto tráfego é impossível não falar de otimizações e performance, pois quanto mais acessos você tem, mais otimizado a sua aplicação e o servidor tem que estar. Caso contrário, seu servidor vai trabalhar quase que 100% do tempo processando em exaustão.

Mas preciso listar aqui para você algumas soluções que temos para ter um servidor cPanel de alto tráfego.

 

LiteSpeed Web Server

O LiteSpeed Web Server foi fundado em 2002, e se tornou um servidor web focado em alto desempenho e performance para hospedagem de sites e aplicações. Ao longo dos anos se popularizou pois atingiu um patamar expressivo por conta da sua performance.

O LiteSpeed Web Server é como se fosse a evolução do apache com o nginx, ou seja, ele une o que tem de melhor nas duas ferramentas e te entrega algo muito performático. Os testes de performance comparando os web servers são incríveis, o LiteSpeed ganha disparado.

Quando implementamos o LiteSpeed Web Server em um servidor cPanel WHM, conseguimos um ganho de performance muito grande. Sua aplicação consegue processar muito mais requisições sem que o servidor consuma muita memória se compararmos com o apache.

O LiteSpeed possui alguns módulos que podemos instalar em nossas aplicações, principalmente no WordPress, ou seja, você vai ter um plugin de cache + otimizações gratuito que se comunica diretamente no web server. E isso é incrível, estamos falando do LSCache, que você pode baixar gratuitamente na pagina dos plugins do WordPress.

 

Otimização do PHP

Uma outra tarefa que deve ser feita no servidor é a otimização do PHP utilizado no cPanel WHM. Não importa o quão robusto seja o servidor, se o PHP não for otimizado adequadamente para aplicações WordPress, ainda assim, poderá ter lentidão nos sites. 

 

Otimização do MySQL

O Banco de dados é uma peça muito importante para que o servidor hospede sites de alto trafego. Ele vai determinar o quao rápido sua aplicação irá trabalhar no que diz respeito a consultas de dados no banco ou até mesmo armazenamento de novos dados. 

Para que o banco tenha uma boa performance primeiramente você precisa ter um disco SSD. Em segundo momento, a otimização do MySQL ou até mesmo MariaDB. 

Quando otimizamos o nosso banco de dados, damos a ele uma maior autonomia e poder para executar processos de escrita e leitura, e é justamente ai que faz toda diferença usarmos discos SSD, mesmo que seja um pouquinho mais caro que o HD sata tradicional.

 

Banco de Dados Dedicado

Quando hospedamos lojas ou grandes portais que batem muito fácil 10 mil acessos simultâneos, 20 mil, 30 mil, não recomendo utilizar o banco de dados do cPanel. E sim, implementar um banco de dados dedicado externo ao servidor.

Ao utilizar o banco de dados externo, o servidor ficará mais leve, você poderá trabalhar com mais velocidade e aguentar mais conexões. A própria aplicação terá mais velocidade. 

Existe algumas soluções para banco de dados dedicado, você pode contratar um serviço gerenciado na própria Amazon AWS que é o RDS, como também no Google Cloud que é o Cloud SQL , a própria OVH também oferece. 

Mas se você quer algo personalizado, como um cluster de banco de dados onde você pode ter vários servidores MySQL conectados um ao outro, você pode. No entanto, deve ser implementado e gerenciado por um profissional especializado. 

 

Conclusão sobre cPanel Alto Tráfego

Ter um ambiente cPanel de Alto Tráfego não é tão difícil, mas também não é tão simples. Deve ser realizado um estudo sobre suas aplicações como também de como o servidor deve ser implementado. Vimos que em alguns casos é necessário utilizarmos banco de dados dedicado para projetos muito grandes. 

Entre em contato comigo caso precise implementar um servidor cPanel de Alto Tráfego, e juntos iremos montar um ambiente incrível para você.

 

Alex Freelancer

Mais Artigos

Serviço para Desktop Remoto em Cloud na Amazon AWS

Com todos os problemas envolvendo a pandemia do Coronavírus (COVID-19) no ano de 2020 surge cada vez mais a necessidade de pensarmos em estratégias e soluções para que os processos e serviços da empresa sejam

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
Olá, vamos conversar?