✅ Dicas: Migrando WordPress para Hospedagem Cloud

Facebook
Twitter
Tumblr
WhatsApp

INTRODUÇÃO

Este artigo busca explicar de forma teórica todo o processo de uma migração. Iremos comentar sobre a escolha do provedor e o processo de transferência dos arquivos. 


Qual a melhor empresa de Hospedagem Cloud ?

Se você não sabe nada sobre Hospedagem Cloud, recomendo ler o artigo que fiz explicando a respeito. Expliquei basicamente como funciona, e suas vantagens e as mínimas “nenhuma” desvantagens.

Acesse:  https://alexfreelancer.com.br/hospedagem-wordpress/wordpress-cloud/

Sei que existe diversas empresas no mercado e muitas são atrativas. Mas nem todas são realmente legais e entregam o que prometem. Existem as mais famosas que passam até na TV, ou que a partir deste momento irá te perseguir com propagandas em todo quanto é lugar. Tenha em mente uma única coisa extremamente fundamental. Pra cada projeto e nível de projeto, você terá que avaliar onde contratar.

Vou recomendar empresas que você não precisa ter conhecimento técnico. Pois você pode contratar um Cloud limpo, e instalar seus softwares caso entenda de gerenciamento de servidores. Mas para o público inicial, o melhor é uma empresa que fornece tudo pronto.

Nesse artigo irei citar apenas empresas que ao longo do tempo tive oportunidades de trabalhar em projetos de clientes, e de fato pude conferir na prática a qualidade do serviço de tais empresas.

Cloudways

Cloudways é uma empresa realmente completa! Através dela você pode instalar com poucos cliques: WordPress, Magento, OpenCart, Laravel. A Cloudways te dá a opção de implementar seu Cloud nos melhores Data Center que são: Digital Ocean, Google Cloud, Vultr, AWS, Linode.

Você pode realizar backups facilmente como também restaurar em caso de falhas. Instalar Certificado SSL Let’s Encrypt em seus domínios e instalar outros sites dentro do Cloud.

Tudo isso diretamente do painel deles, é algo bem intuitivo!

Os valores variam e depende do tipo de servidor e Data Center que você contratar. Ao contratar um plano você terá que avaliar realmente a sua demanda e escolher o plano correto.

Se você irá utilizar o WooCommerce recomendo o plano de $22,00/mês de início.

Configr

A Configr é uma boa empresa e é brasileira! Então o suporte é 100% pt-br. Ela oferece diversos recursos e funcionalidades direto pelo painel. Você pode configurar backups, usar o PHPMyADmin, criação de databases, instalações de aplicativos e e-mail.

O plano mais indicado para quem tá começando, de fato é o de R$59,00/mês. Se vai utilizar o WooCommerce recomendo começar pelo plano de R$149,00/mês.

ServerPilot

O ServerPilot é um serviço que vai automatizar e gerenciar seu projeto e alguns outros aplicativos em PHP como o Laravel e Magento. Tem suporte com as empresas: Digital Ocean, Vultr, Linode e alguns outros. Possui uma boa equipe de administradores que podem te dar suporte de forma bem qualificada.

No painel do ServerPilot você pode instalar diversos sites, configurar contas SFTP, SSL e backups.

Você será cobrado de uma forma diferente. Será por servidor e pela quantidade de aplicativos instalados. Nesse exato momento 20/04/2019 estou atualizando este artigo, e o valor para 1 servidor e 1 aplicativo no ServerPilot está de $5,50/mes.

 

ATENÇÂO: O ServerPilot é um sistema de gerenciamento e automatização do servidor, logo, você DEVE contratar um servidor em uma das empresas que ela tem suporte para a partir dai integra-lo ao painel.

Você pode conferir os vídeos tutoriais que ensinam realizar o procedimento, ou mostra-lo para a pessoa que irá instalar para você.

https://serverpilot.io/docs/connect-a-digitalocean-server


Fases na migração de sites WordPress

Uma vez tendo escolhido para qual empresa irá migrar, será a vez da transferência dos arquivos e migração do WordPress. Você deve contratar um profissional para tal serviço. Não recomendo tutoriais na web. A menos que você tenha um projeto sem grandes envolvimentos financeiros.

O processo da migração do WordPress se baseia em:

  • Backup dos arquivos
  • Backup do banco de dados
  • Migração dos arquivos e banco para o Cloud
  • Configuração do banco e arquivos no novo Hosting
  • Testes preliminares
  • Alterar DNS
  • Colocar em Produção

Após ter feito tudo isso, certifique-se de instalar o Certificado SSL e realizar um backup do seu site diretamente no painel da empresa escolhida. 


CONCLUSÃO

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre alguma parte deste processo, basta comentar abaixo que eu estarei esclarecendo as suas dúvidas.

CONSULTORIA

Trabalho administrando servidores e sites de diversos clientes pelo Brasil, mensalmente realizo diversas migrações para serviços Clouds gerenciados como nesse artigo, como também servidores Clouds que eu mesmo instalo e configuro. 

Se precisar de um especialista em servidores VPS WordPress, me envie um e-mail solicitando um orçamento sem nenhum compromisso.

 

1 comentário

[ Entenda ] Vantagens e Desvantagens sobre Wospedagem WordPress · 11 dezembro 2018 às 14:11

[…] Dica: Migrando WordPress para Cloud […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Trabalho desde 2014 com servidores linux com foco em hospedagem e aplicações web. Realizo consultoria para diversas agências web, jornais e e-commerce como também em algumas empresas de hosting brasileiras. 

Canais de Atendimento

Você pode entrar em contato comigo para um orçamento ou suporte através dos meios de contato: 

Mail: [email protected]   WhatsApp: (38)99914-1219

Alex Freelancer 2019 - Todos os Direitos Reservados